628 – Halloween – A Noite do Terror (1978)

1978 / EUA / 91 min / Direção: John Carpenter / Roteiro: John Carpenter, Debra Hill / Produção: Debra Hill, John Carpenter (não creditado), Kool Marder (Produtor Associado), Irwin Yabians (Produtor Executivo), Moustapha Akkad (Produtor Executivo – não creditado) / Elenco: Donald Pleasence, Jamie Lee Curtis, Tony Moran, Chalres Cyphers

Acho que um dos filmes mais importantes da década de 70 e também que foi fundamental para a criação de personagens ícones nos anos 80, com certeza foi  “Halloween – A Noite do Terror” do diretor John Carpenter. É importante dizer que esse filme além de inaugurar esse gênero do assassino que não morre, usa uma máscara e mata com uma brutalidade, inaugurou algo até que novo para o cinema que era as franquias.  Tirando “Star Wars“, as produções de terror foram que mais tiveram filmes na história do cinema.

Mas é claro que como muitos filmes desse gênero só o primeiro é bom. Mas sendo justo é válido dizer que “Halloween 2 – O Pesadelo Continua!” de 1981 é excelente. Apesar de John Carpenter e  Debra Hill só escreverem. Mas uma coisa que gosto muito é a forma como vemos a brutalidade que o diretor coloca em cena os motivos, a origem do assassino. Então não conseguimos ter uma compaixão por Michael Myers.

Se existe uma lenda no cinema, seu nome é John Carpenter. É interessante como ele consegue trazer uma profundidade para os seus filmes. Como é o caso desse e também de vários outros. Mas outro ponto interessante é que “Halloween” foi o terceiro filme que ele dirigiu e já vemos uma excelência no seu trabalho. Ele contou com a sua parceira de roteiros e produção que foi a Debra Hill, que fez um monte de filmes com Carpenter entre eles ” Fuga de Nova York” e um que é dos meus favoritos dessa parceria o clássico “A Bruma Assassina”  de 1980.

Apesar de várias pessoas achar essa produção de 1978 muito datada, principalmente porque demoramos para ver os assassinatos e o terror mesmo acontecendo. Mas é inegável o primor na produção e direção. Principalmente com a Jamie Lee Curtis que dá todo o tom do filme. E a forma como ela vira a chave e transforma essa perseguição para mostrar não só seu poder como protagonista como também a vontade de ficar viva e escapar desse assassino cruel. É muito bom como ela passa tudo em cena em poucos minutos e você já sente o carisma de seu personagem.

A história do primeiro “Halloween” é bem simples, um garoto é mandado ao manicômio após assassinar sua irmã, ele foge da instituição e agora é adulto. O terror está prestes a começar na comunidade em que ele morava, onde ele começa a matar os adolescentes. Seu psiquiatra é o único que está atrás dele, por acreditar no seu poder de fazer o mal.

“Halloween – A Noite do Terror” é um dos filmes independentes mais rentáveis da história, ele custou apenas 300 mil para ser feito e arrecadou 47 milhões. E o gozado é o que o filme deveria se chamar “The Babysitter Murders” ou “Os Assassinatos das Babás“. Ainda bem que mudou o titulo. Outro fato interessante é que ele revelou a Jamie Lee Curtis que é filha do ator Tony Curtis e da atriz Janet Leigh. E apesar dela odiar filmes de terror, ela participou de vários e tem o titulo de “Scream Queen” por conta desses papeis.

Nota

Baixe o filme com legenda aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *