624 – Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)

1997 / EUA / 100 min / Direção: Jim Gillespie / Roteiro: Kevin Williamson (baseado no livro de Lois Duncan) / Produção: Stokely Chaffin, Erik Feig, Neal H. Moritz; William S. Beasley (Produtor Executivo) / Elenco: Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Freddie Prinze Jr., Bridgette Wilson-Sampras, Anne Heche, Johnny Galecki, Muse Watson

Por conta da MTV tivemos uma geração de filmes “Teen Movies“, podemos contar vários que tenham essa mesma característica. Mas o que inaugurou essa onda com certeza foi “Pânico” de 1996 do mestre Wes Craven. Mas depois desse sucesso tivemos outras produções como “Lenda Urbana” de 1998, um que também saiu no mesmo ano que foi ” Prova Final” do diretor Robert Rodriguez e também o clássico desse tipo de filmes que é ” Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado“.

Não é à toa que essa produção é igual ao “Pânico” porque temos o mesmo roteirista que é Kevin Williamson, que se especializou nesse tipo de filme. Eu disse que a MTV foi importante para esse tipo de filmes porque a grade dela era o estereótipos dos jovens, o popular, a gostosa, o nerd e claro o único cara negro.  Só ver seus “reality show” até hoje em dia é esse tipo de coisa que passa no canal deles.  Então o jovem dos anos 90 vai voltar a ter essa mesma identificação nesses “slasher“.

O filme foi dirigido por Jim Gillespie que não fez grandes produções no cinema, então dá para perceber que ele é aquele diretor de aluguel contratado pelo estúdio só para assinar a obra. Porque na continuação que saiu logo no ano seguinte o diretor já muda. Mas entre os trabalhos de Gillespie tenho que destacar dois filmes. O primeiro que é o excelente thriller de suspense com o Sylvester Stallone que é o “D-Tox” e também “Venom” que saiu em 2005 que tem quase os mesmo conceito dessa produção aqui.

Eu acho ” Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado” uma das melhores produções que já vi nos anos 90. Junto com “Pânico” entrou na cultura pop do anos 90. Além de ter excelente atores como a Jennifer Love Hewitt, Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe e o Freddie Prinze Jr. Temos um dos melhores assassinos que é o pescador com a mão de gancho que aterroriza esses jovens e faz um terror psicológico digno de Hannibal Lecter.

A história começa numa pequena cidade costeira, quatro adolescentes atropelam e supostamente matam um desconhecido. Com medo das conseqüências deste acidente, decidem se livrar do corpo e o jogam no mar. A vida de cada um dos quatro toma rumos diversos e um ano depois, eles se reencontram na mesma cidade e uma das jovens recebe um bilhete dizendo: “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”. Deste momento em diante mortes acontecem, todas causadas por um gancho de pescador.

Acho que nos anos 90 temos muito que agradecer a “MTV” por proporcionar para que esses diretores e roteiristas produzissem esses tipos de filmes. Eles não podem ser assustador como outras produções do mesmo gênero. Mas mesmo assim é divertido, empolgante e consegue marcar uma geração como “Sexta Feira – 13“, “A Hora do Pesadelo”  e “Halloween” fizeram. Então é válido vermos esses filmes como uma certa nostalgia e lembrar como era bom só assistir esse filmes e não se preocupar com nada.

Nota: 

Baixe o filme com legenda Aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *