623 – Eles Vivem (1988)

1988 / EUA / 93 min / Direção: John Carpenter / Roteiro: John Carpenter / Produção: Larry Franco; Sandy King (Produtor Associado); Andre Blay, Shep Gordon (Produtores Executivos) / Elenco: Roddy Piper, Keith David, Meg Foster, George Flower, Peter Jason, Raymond St. Jacques

Acho que Jonh Carpenter não precisa de explicações sobre quem é ele ou como é seu trabalho só falar de alguns filmes como “Halloween“, “O Enigma de Outro Mundo” e também “A Bruma Assassina” então vemos  seu trabalho como selo de qualidade e isso é uma verdade, podemos ficar horas falando dele e só vamos andar em círculos para mostrar como ele é um cara que sabe o que faz.

Uma coisa que temos que levar em questão quando falamos de Carpenter são sua críticas sociais presentes em quase todos os seus trabalhos. Uma característica que foi adotada por exemplo de George Romero. Mas acho que um dos trabalhos que fica mais explicito essa crítica é o excelente “Eles Vivem” de 1988. Que é uma baita crítica ao governo americano e também as grandes corporações que querem controlar a vida das pessoas.

John Carpenter começou cedo a produzir filmes, seus pais era músicos então sempre incentivaram ele a trabalhar com artes. Ele era apaixonado por filmes de “wester” na infância e também pelos filmes de “SYFY” dos anos 50 tendo como seu preferido a obra ” The Thing from Another World” de 1951 que anos depois ele ia fazer um “remake” que é o “O Enigma de Outro Mundo“.

Em “Eles Vivem” vemos uma espécie de frustração do diretor com o seu governo e as políticas da época. Principalmente com grandes conglomerados, coisa muito comum nos E.U.A, outra coisa que é bem legal é como ele usa as propagandas como um meio de propagar uma só verdade que o governo quer que você obedeça. E como o herói da história vai ter um nome bem comum, isso mesmo, “Nada” ele é um trabalhador comum que sofre por ser de uma camada mais baixa da sociedade e aos poucos descobre essa verdade e tenta mudar esse cenário.

A história começa quando John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.

Acho “Eles Vivem” um dos melhores filmes de John Carpenter. Adorei a história e também a forma como ela é contada. Lembro que a primeira vez que assisti ela explodiu a minha cabeça e achei tudo maravilhoso, principalmente pelas verdades que ele traz na tela. O filme não  foi um grande sucesso de publico e rendeu só 13 milhões para os estúdios. Mas mesmo assim deu força para que o diretor continuasse a fazer seus projetos. E acho que “Eles Vivem” uma experiência única e quando forem assistir ele vai grudar na sua mente de uma forma, que você só vai querer saber da verdade depois.

Nota

Baixe o filme com legenda aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *